Frase da Semana

"A MINHA FELICIDADE DEPENDE DA QUALIDADE DOS MEUS PENSAMENTOS"





segunda-feira, 26 de maio de 2008

SENSIBILIDADE




Está é a palavra que para mim define tudo que uma pessoa deve ter para poder viver bem consigo e com os outros. E é claro, por ser algo positivo, está em falta no mercado. Não porque as pessoas têm procurado bastante e o estoque acabou, como os repelentes para mosquitos. Mas sim porque a falta de procura desse predicado, fez com que a produção fosse paralisada, como aconteceu com o mandiopã e as balas de caramelo.
Por duas vezes hoje, esse tema veio à minha mente, e não é preciso ser historiador ou funcionário do IBGE para perceber que vivemos, hoje, comparativamente com um passado não tão remoto, mais momentos de extrema falta de educação, protagonizadas por nada menos do que nossos semelhantes. Se antigamente, diziam que era difícil ver um ato de gentileza por parte de alguns, hoje é quase impossível. E pasmem, também não sou vidente, mas to vendo que o negócio tende a piorar.

Ao invés de sorrisos, se vê nos semblantes, desconfiança, incômodo, ira mesmo! Dá até medo de se dirigir a algumas pessoas. Hoje, quando fui abastecer meu carro, fui testemunha e talvez, vítima de um desses momentos. Simplesmente uma pessoa do sexo feminino, creio que com medo, pois afinal postos de gasolina tem sido palco de tamanhas atrocidades (isto é ironia!), simplesmente, para não perder sua vez em uma enorme fila de dois carros, bloqueou minha passagem, e por mais que eu gentilmente acenasse indicando minha intenção de passar para o outro lado do posto, a criatura me ignorou e ainda por cima pegou o celular e começou a fingir que estava em uma ligação. Como sei que era fingimento? A não ser que ela estivesse recebendo informações sobre sua próxima “missão impossível”, o fato de sequer abrir a boca para expressar um oi ou tchau, delatava sua “armação”. Posso estar totalmente , enganado e sendo injusto com tal pessoa e por isso devo voltar em outra encarnação para pagar esse erro. Mas duvido muito! E ainda, agora sendo eu testemunha, e não vítima, vi que, o carro que estava na frente do dela, precisou dar marcha ré e ela, já sem o celular, mas fazendo cara de paisagem não moveu um milímetro. Será que ela não aprendeu a dar ré no carro? E eu aqui espinafrando a pobre!?

Agora há pouco, liguei para uma amiga que fora a uma entrevista para um emprego, ela, como eu, é professora, e tinha me dito ontem que estava com uma aula agendada para às 18h na tal escola, para qual se candidatara. Chegou lá, bem antes do horário previsto, como manda o manual do bom “procurador de empregos” e esperou nada mais que duas horas, após o horário estabelecido, para ser atendida. E enquanto dava sua aula, nervosa como todo “procurador de empregos”, notou que a dita dona da escola, estava de papo com sua filha. A pergunta que fica é: quem procura emprego, ta pedindo esmola?

Sensibilidade para mim, é um misto de gentileza, respeito, decoro, bom senso e empatia. Com esses ingredientes vamos saber a hora certa de falar, de calar, e o gesto certo que usar. Sem ela, seremos eternamente trogloditas egocêntricos.

Chega, pois sensibilidade é também perceber quando preciso me calar, risos.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

NOTÍCIAS QUE NÃO ENTENDO!


Acabei de ler que a Petrobrás, descobriu novo poço, que a produção aumentará e... que o barril do petróleo chegou a US$ 130,00 (cento e trinta dólares). Só para esclarecer ele, o preço do barril, no começo do ano ainda era de US$ 105,00 (cento e cinco dólares). Isso quer dizer que quanto mais petróleo se acha, mais caro ele fica?

Então vou pedir para, ou deixarem de procurar petróleo, assim ele acaba logo, mas acaba num preço decente, porque no final somos nós, os idiotas que compram, que abastecem os carros e que leem os jornais, que acabam pagando o pato, ou melhor o petróleo. Ou então que eles, pelo menos a Petrobrás, encontre os poços, faça as perfurações, encha os barris, mas não diga nada a ninguém. Assim eu me sinto menos burro, por não entender! Sinto-me como aquele cara que dá pulos, quando vê um gol feito pelo jogador do seu clube, e só percebe depois que o gol foi contra.

Algum economista de plantão para me elucidar?

TRANSFORMAÇÕES

Mesmo que todos os relógios do mundo parem e nunca mais funcionem, iremos nos dar conta da passagem do tempo. Mesmo que a Terra deixe de dar voltas em torno do sol e pare de rotacionar sobre seu próprio eixo, não marcando mais os dias e as noites, será possível dizer que o tempo continuou correndo. Isso porque sentiremos na pele, nos atos e em nossos pensamentos.

Nosso corpo e nossa mente não nos deixam esquecer, que mesmo sem relógios, dias e noites, a vida segue seu rumo e nos transformamos.

O tempo passa e não são somente transformações físicas que noto em mim. Muito do que era já não se apresenta mais em meu semblante, as rugas já estão se manifestando de maneira menos discreta. Aqueles cabelos que ainda teimam permanecer sobre meu couro cabeludo, estão clareando para um branco idade, que não incomoda, uma vez que são ralos e curtos, mas num mundo altamente voltado ao modelo jovem, faz lembrar-me que esse termo já não se aplica mais à minha pessoa.
Hoje ao ser atendido em algum balcão, sou um senhor – o que o senhor deseja? Pergunta o atendente. Já sou “tio” até para alguns que não são meus sobrinhos.

Mas não é só de transformações físicas que vive este senhor. Meu modo de ver o mundo e de agir com ele também sofreu mudanças. Hoje olho para dentro de mim e identifico uma pessoa diferente. Encarando velhas situações de uma outra forma. Não acreditando tanto em tantos. Sendo menos ingênuo e muito mais desconfiado. Pensando mais, antes de agir e tentando não ser tão precipitado nos gestos e nas opiniões.Tudo isso, para mim são traços do amadurecimento, que eufemisticamente substitui o termo envelhecimento.

Mas envelhecer ou amadurecer, como prefiro, não é terrível, porque, decorrente das transformações, posso manter uma mente aberta e aventureira, vivendo assim uma vida repleta de novidades que, com certeza, serão até mais valorizadas do que quando tínha 17 anos!

domingo, 11 de maio de 2008

GREGOS E TROIANOS


Conhecem aquele ditado: não é possivel agradar a gregos e troianos?

A vida é assim mesmo, não importa o que façamos vamos ter quem goste e quem não goste! Hoje é dia das mães, e o Fantástico está transmitindo, com exclusividade, de acordo com meu cunhado, uma entrevista com a mãe da Isabella.

Desculpem, mas é para acabar com o domingo de todas as mães? Para mim, usando a idéia da postagem abaixo, seria uma "entrevista desnecessária". Já deu o que tinha que dar!


Bom começo de semana!

ENCONTROS DESNECESSÁRIOS!


Não sei se já aconteceu na vida de algum de vocês! Mas sabe aquelas pessoas que você conhece, por uma má sorte do destino, e que ao final só entraram para sua vida para te deixar aborrecido, para baixo ou irritado mesmo!?

Eu tenho um grupo dessas pessoas, não é grande não, acho que umas quatro, pelo menos as que me lembro, assim rapidamente. São pessoas que não me acrescentam nada e ao final ainda sinto que levam um pedaço do meu bom humor junto.

Tô sendo muito subjetivo, "né"? Porém não vale a pena discorrer em detalhes as mazelas internas que tais semelhantes me causam. Nem mencionar nomes, ou fatos, tão publicamente.
Talvez , sejam eles, pendências mal resolvidas de vidas passadas, ou traumas que, precisariam ser bem trabalhados pelo analista, que não tenho.

Alguns podem dizer que deveria ter uma conversa com elas sobre isso, mas não vejo como. Seria o mesmo que dizer a um marimbondo que seu vôo, em minha direção, simplesmente por ele ser o que é, me dá certo medo! Adiantaria?

Por enquanto vou continuar fazendo como faço, fujo dos encontros!

Beijos.