Hojé é domingo de Páscoa. Para muitos um dia santo, para alguns, um feriado qualquer, para tantos, um dia de ganhar e dar ovos de Páscoa. Creio estar na interseção dos três conjuntos de pessoas citadas acima. Mas hoje, principalmente decorrente da forte gripe que tomou conta de mim, nestes últimos 5 dias, parei um momento, entre um espirro e outro, para pensar no significado do renascimento.
Sim, porque Páscoa, é renascimento, pelo menos foi assim que aprendi durante todos esses anos, e os ovos de chocolate, ou mesmo os pintados à mão, tradição em alguns lugares, deixam clara essa idéia. Do nascer.
Como o Sol, que nasce todos os dias, acho que nós também devemos fazer isso, nascer todos os dias. Pode parecer loucura, mas ao acordarmos, poderíamos imaginar que estamos diante de uma nova manhã ou para quem não acorda de manhã, de uma nova hora, um novo momento, e que nos dará oportunidades de experimentar e vivenciar coisas novas. Isso é nascer, isso é renascer.
Pessimismos à parte, temos a chance de, a cada dia que acordamos, fazer coisas novas e talvez fazer até as mesmas coisas, só que de maneira diferente. Isso é muito inspirador. São chances que nos são dadas de corrigir ou aprimorar aquilo que não está dando certo, ou simplesmente começando.
Não vou dizer que somos totalmente livres, porque isso não existe! A liberdade total acarretaria em ausência de vínculos de qualquer espécie. Entretanto, podemos, modificar situações em nossas vidas! Claro que algumas coisas têm seu tempo, tem seus pré requisitos. Não dá para simplesmente virarmos a cara e seguir ilesos pelo outro caminho, se não planejarmos poderemos sofrer as conseqüências de um ato precipitado.
Mas seja quem formos ou o que façamos e planejamos, não devemos, de maneira alguma abrir mão do nosso direito e da nossa oportunidade de tentar!
Feliz Páscoa e Bom Renascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário