Frase da Semana

"A MINHA FELICIDADE DEPENDE DA QUALIDADE DOS MEUS PENSAMENTOS"





quinta-feira, 15 de abril de 2010

A GALINHA RECLAMONA



Leonardo Boff, teólogo e escritor já nos presenteou com uma excelente metáfora sobre a Águia e a Galinha. Para quem nao conhece, um resumo bem tosco diria que a história trata de uma águia capturada bem novinha e criada em um galinheiro como se fosse uma galinha.

As implicações da história são bem interessantes, pois compara o comportamento dos dois animais e nos remete a questionar quantos de nós, águias de coração, agimos como galinhas não nos permitindo alçar voos e expandir nossos horizontes.

Aqui se apresenta uma dessas galinhas, EU. Isso mesmo! Olhando para minha trajetória de vida percebi que diferente de muitos tive oportunidades que, se bem aproveitadas e trabalhadas, permitiriam que estivesse em outro patamar da minha vida como um todo. Aprendi idiomas, frequentei excelentes universidades, mas cai na armadilha do comodismo.

Tive chances de me tornar uma águia satisfeita, no entanto olho para o espelho e vejo uma galinha reclamona e como diz um grande amigo, quando quer me irritar, amarga!

Lembra das amarras que comentei, na postagem anterior? Pois bem, descobri que elas, que falsamente me deram a sensação de segurança, são as responsáveis pelos voos rasantes que dei em detrimento de altitudes maiores.

E agora? Terei fôlego e peito para quebrá-las e sair por ai? Mesmo que faça isso não irei muito longe, não sou mais uma águia ou galinha nova. Mas por menos distante que for, ainda assim serão metros além do meu quintal, não é?

Essa minha mania de filosofar ainda vai me matar! :-)

Beijos e abraços.

Nenhum comentário: