Frase da Semana

"A MINHA FELICIDADE DEPENDE DA QUALIDADE DOS MEUS PENSAMENTOS"





quinta-feira, 22 de maio de 2008

TRANSFORMAÇÕES

Mesmo que todos os relógios do mundo parem e nunca mais funcionem, iremos nos dar conta da passagem do tempo. Mesmo que a Terra deixe de dar voltas em torno do sol e pare de rotacionar sobre seu próprio eixo, não marcando mais os dias e as noites, será possível dizer que o tempo continuou correndo. Isso porque sentiremos na pele, nos atos e em nossos pensamentos.

Nosso corpo e nossa mente não nos deixam esquecer, que mesmo sem relógios, dias e noites, a vida segue seu rumo e nos transformamos.

O tempo passa e não são somente transformações físicas que noto em mim. Muito do que era já não se apresenta mais em meu semblante, as rugas já estão se manifestando de maneira menos discreta. Aqueles cabelos que ainda teimam permanecer sobre meu couro cabeludo, estão clareando para um branco idade, que não incomoda, uma vez que são ralos e curtos, mas num mundo altamente voltado ao modelo jovem, faz lembrar-me que esse termo já não se aplica mais à minha pessoa.
Hoje ao ser atendido em algum balcão, sou um senhor – o que o senhor deseja? Pergunta o atendente. Já sou “tio” até para alguns que não são meus sobrinhos.

Mas não é só de transformações físicas que vive este senhor. Meu modo de ver o mundo e de agir com ele também sofreu mudanças. Hoje olho para dentro de mim e identifico uma pessoa diferente. Encarando velhas situações de uma outra forma. Não acreditando tanto em tantos. Sendo menos ingênuo e muito mais desconfiado. Pensando mais, antes de agir e tentando não ser tão precipitado nos gestos e nas opiniões.Tudo isso, para mim são traços do amadurecimento, que eufemisticamente substitui o termo envelhecimento.

Mas envelhecer ou amadurecer, como prefiro, não é terrível, porque, decorrente das transformações, posso manter uma mente aberta e aventureira, vivendo assim uma vida repleta de novidades que, com certeza, serão até mais valorizadas do que quando tínha 17 anos!

Nenhum comentário: