Frase da Semana

"A MINHA FELICIDADE DEPENDE DA QUALIDADE DOS MEUS PENSAMENTOS"





quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A CONVERSA DETERMINANDO SEU RELACIONAMENTO


Em uma discussão com um grupo de amigos, o assunto era a importância da linguagem no relacionamento. Essa linguagem dizia respeito ao que conversamos uns com os outros, mais precisamente, o que a dupla ou o grupo que se relaciona, conversa. Quanto maior a semelhança de gostos e de conhecimentos entre eles, maior a tendência de durabilidade da relação. Concordo! Pois a meu ver uma relação é muito mais do que sexo e baladas!

Uma cena que muito me incomodou toda a vida era a do casal sentado à mesa jantando, ou no carro, sem música rolando, e nada sendo falado entre eles. Como se tivessem esgotado todos os assuntos ou não tivessem nada mais em comum para conversar. Prometi a mim mesmo que não deixaria nunca uma relação chegar a esse ponto. Caso chegasse eu abriria mão dela, e isso tem sido respeitado. Seja ela uma relação de amigos, seja amorosa.

Existem até estudos que determinam o grau de compatibilidade da conversa entre grupos e duplas, em inglês eles chamam de “Language Style Matching” que vou traduzir, ao pé da letra, como “estilo de linguagem correspondente”. Quanto maior tiver a ver aquilo que as pessoas conversam em bate papos, salas chats, sms, emails, etc., maior o grau de LSM, que varia de 0,5 a 1,0.

Atualmente estamos tentando teorizar tudo! Até Deus, já foi teorizado! Entretanto, mesmo sabendo que existem várias exceções à todas as regras, concordo que, pelo menos a forma com que nos comunicamos com nossos amigos, companheiros e cônjuges delineia bastante nossas relações dando a ela uma possível longevidade ou não!

E viva o bom papo!

Nenhum comentário: