Frase da Semana

"A MINHA FELICIDADE DEPENDE DA QUALIDADE DOS MEUS PENSAMENTOS"





quarta-feira, 28 de novembro de 2007

ESCOLHAS DE SOFIA

Nunca fui muito fã do tal do livre arbítrio!
Alguns dizem que nós somos responsáveis pelo que acontece com nosso futuro, nós fazemos o nosso destino, nós é que comandamos o leme do curso de nossas vidas e blá, blá, blá.
Ahhh sei não!
Tem tanta coisa que aconteceu comigo, que eu, confesso, tive que decidir, mas foram decisões tendenciadas pelo próprio momento de minha vida. Um exemplo, ao ter terminado o ensino médio, antigo segundo grau, fiz o meu vestibular e passei para a USP, porque morava lá em Sampa. Fiz o vestibular num domingo e no dia seguinte, antes mesmo do resultado, meu pai avisa que nos mudaríamos para o Rio. O que aconteceu? Passei no vestibular, mas... o que fazer? Abandonei tudo e mudei com a família. Essa “escolha” por “abandonar” São Paulo, deveu-se à minha impossibilidade de, aos recém completados 18 anos, ficar sozinho por lá. Livre arbítrio? Onde está o “livre”? Isso e um "catatau" de outras anteriores e posteriores a essa.

Existe um filme, que assisti somente uma vez, mas que achei o máximo, não lembro o título em português, mas em inglês é “Sliding Doors”, protagonizado pela Gwyneth Paltrow, conta a história de uma mulher que chega a uma estação de metrô e ao passar pela roleta (catraca para os paulistas), percebe que o trem está para partir. A ela cabem duas opções, correr e pegar o trem ou esperar pelo próximo. Pois bem, ai que entra o legal da estória, o filme passa a mostrar paralelamente os efeitos de cada uma das decisões, todas as conseqüências de cada uma das possíveis escolhas. É muito legal, perceber como o simples ato de correr ou não para pegar o trem, pode mudar tanto a nossa vida. Ao final fica aquele gostinho de análise dos vários metrôs e ônibus que corremos para pegar ou deixamos seguir. E ainda tem uma coisa que eu gosto muito, a música final é do Acqua, lembra da música da Barbie Girl? Pois bem eles aqui cantam uma balada muito bonita: Turn Back Time.

Todas as escolhas que fazemos, na realidade não estão ligadas simplesmente à nossa vontade, querer nem sempre é poder. Estou passando por um momento em que terei que fazer escolhas importantes, algumas quando você estiver lendo esse, já foram feitas, outras terão que ser decididas em horas ou dias. Existe uma angústia na decisão a tomar, um certo medo das conseqüências. Já me arrependi de muitas, hoje vejo que não dava para ser de outra forma, ou não havia suporte físico ou não havia maturidade suficiente para abraçar a outra opção.

Saudoso e querido amigo, pronunciava a seguinte frase: “nós fazemos um plano e Deus às vezes faz outro”. Torço, muito mesmo para que eu e Deus tenhamos muitos planos feitos em comum!

5 comentários:

Alexandre Lucas disse...

Tomara :)

Lavinia Fernandes disse...

Que nada. Deixa Deus ter os planos dele, porque são sempre os melhores.
A gente é que fica querendo mil coisas e não sabe de nada.
Bem, estou indicando seu blog no meu.
Achei o seu no do Artur porque vc não me avisou, né, rapaz.
Bem vindo ao mundo virtual.
Beijos

Artur Malheiro disse...

Você tinha livre arbítrio, sim, Antônio. Você poderia brigar (se fosse o caso) com a sua família e encarar viver em Sampa, sozinho e fazendo faculdade. Isso é livre arbítrio. E não adianta dizer que não poderia fazer isso. Poderia, sim! Mas o seu livre arbítrio foi seguir o livre arbítrio do seu pai. Todos fazemos isso o tempo todo. E isso, porque, muitas vezes, não temos (eu inclusive) coragem de encarar esse mundo como nós queremos. Mas é difícil mesmo. Eu desejo que você tome sempre as melhores decisões para a sua vida, criando boas causas para você e para os que te rodeiam. Bjs!

Anônimo disse...

Nossa,Antônio,como essa frase do seu amigo se encaixa atualmente na minha vida...Mas tenho certeza que o certo é Ele,lógico...Serenidade,amigo,e...
boas decisões!! Bjs,bjs

lux disse...

o engraçado desse termo "escolha de sofia" foi que depois que assisti ao filme, eu vi que na verdade, ela nao escolheu. Arrancaram os filhos dela de qualquer maneira. Pertinente ao seu ponto no seu post. However.... não é sempre que temos um soldado nazista na nossa frente nos mandando escolher, ou arrancando a escolha de nós. A verdade é que as coisas são como elas são, mas elas são mais ainda como nós somos. E isso é uma lição que aprendo todo dia.