Frase da Semana

"A MINHA FELICIDADE DEPENDE DA QUALIDADE DOS MEUS PENSAMENTOS"





segunda-feira, 10 de março de 2008

O PODER DA TRISTEZA

Esse foi o título de uma reportagem na revista Época (nº 511) deste mês. Muito me chamou à atenção, porque coincidentemente ando pensando nela. Na verdade não só penso, como estou vivendo-a.
De acordo com alguns cientistas, filósofos, etc, mencionados na matéria, ela, a tristeza, se faz necessária para podermos aprender, produzir, criar coisas que a felicidade, por ser um estado de tranquilidade não nos permite.
Concordei em muito com vários aspectos, mas sinceramente. Não dá para aguentar algumas tristezas, principalmente quando o motivador dela, é a própria pessoa. Erros cometidos, que não poderão ser revertidos. Perda de oportunidades, que não voltarão. Descrença em si mesmo e a falta de esperança. São razões mais que fortes para um mergulho profundo, onde a volta se demorar muito, pode não ser a tempo de salvar-nos do "afogamento".

Nunca havia me sentido deprimido, achava que era só para os fracos, pois bem, da mesma forma que nosso corpo fica debilitado por conta de uma gripe, agora estou aprendendo que nossa mente também sucumbe e sente dores fortes. E nesse caso, a depressão é algo tão concreto, quanto as manchas da catapora, que coçam e ferem.

Um comentário:

Estevam.com disse...

ACREDITE SE QUISER, MAS O SER HUMANO É FEITO DE 3 CORPOS, O CORPO FISICO, METAL E ESPIRITUAL, E TODOS ELES SOFREM... MAS TB NAO SEI COMO SERIA A VIDA SEM O SOFRIMENTO, SEM DORES E SEM TRISTEZA. ACHO TB QUE A VIDA É UM CICLO QUE NOS FAZ OSCILAR ENTRE A ALEGRIA E A TRSITEZA. E É POR ISSO Q ESTAMOS AQUI, PARA APRENDER E NOS RENOVAR SEMPRE PoIS CADA VEZ QUE NOS ENFRAQUECEMOS, MAIS FORTE FICAMOS..PARADIGMATICO NAUM?! THAT'S LIFE E VC SABE SOBRE O Q ESTOU FALANDO...SEGUIMOS entao EM FRENTE e QUANDO A COISA APERTAR, SORRIA E ACENE SEMPRE!