Frase da Semana

"A MINHA FELICIDADE DEPENDE DA QUALIDADE DOS MEUS PENSAMENTOS"





segunda-feira, 22 de setembro de 2008

ACABANDO COM NOSSO "GRAMUR"!




Quem de nós, em algum momento da vida, não usou um dito popular para ilustrar melhor nossa conversa, ou acentuar uma idéia que queríamos passar? Esses ditos, são em muitas vezes, passados de geração para geração. Nossa avó fazia uso do mesmo, nossa mãe muito o repetiu e nós, mantendo a linhagem social, e o “status” da família, os declamamos de maneira altiva e convicta de que estamos abafando.

Até que um dia, em uma roda de amigos, ao proferir uma dessas pérolas populares, um dos presentes, é um professor de língua portuguesa, que tranqüilamente nos chama a um cantinho e cruelmente declara que minha avó estava errada!

Por diversas vezes, após chegar a um lugar de difícil acesso ou longínquo mesmo, como por exemplo, a tumba onde estão “teoricamente” os restos de José, pai de Jesus Criso, em Roma. Pronunciei: “A-há! Quem tem boca vai à Roma.” Sem saber que proferi algo que não existe!

Não só desta vez, como em tantas outras, eu e acredito que todos vocês, meus três leitores, já pronunciaram alguns dos dizeres que agora, com a ajuda do carrasco professor de língua portuguesa, que condenou minha “vózinha”, vou mostrar estavam errados.

No popular se diz: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho carpinteiro'
Correto: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro'

E esse: ‘Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.'
Enquanto o correto é: ' Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.'
E eu passei minha infância declamando um poema sobre as batatinhas, que já começava errado!

Esse era o preferido de uma tia:'Cor de burro quando foge.'
Vou nem dizer para ela que o correto é: 'Corro de burro quando foge!'

O que deve ter promovido a minha primeira gafe internacional: 'Quem tem boca vai a Roma.'
Veja o correto: 'Quem tem boca vaia Roma.' (isso mesmo, do verbo vaiar).

Esse eu sempre achei nojentinho: 'Cuspido e escarrado' - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa..
Fico até contente em saber que o correto é: 'Esculpido em Carrara.' (Carrara, o mármore)

E pra terminar:'Quem não tem cão, caça com gato.'
O correto é: 'Quem não tem cão, caça como gato... ou seja, sozinho!'

Pronto! Desculpe se magoei as avós de vocês também, mas era preciso, não ia deixar a minha “pagar o pato” sozinha (ih será que é isso mesmo? Pagar o pato?). Mas cá entre nós, apesar de toda essa nova cultura adquirida, vou continuar com “quem tem boca vai à Roma”, que acho mais útil e tem sentido maior para mim do que o verdadeiro, afinal quem quer vaiar Roma? Lá é tudo de bom!

E tenho dito!

Um comentário:

Anônimo disse...

oi!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
amei ,adorei tudo ,menina ,
beijosssssssss PAZ pra vc