Frase da Semana

"A MINHA FELICIDADE DEPENDE DA QUALIDADE DOS MEUS PENSAMENTOS"





quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

COMO VOCÊ IDENTIFICA UM AMIGO?

Pelo que ele lhe diz ou pelo que ele faz para você?

Claro que das palavras ditas podemos iniciar, fortalecer, e até mesmo terminar uma amizade. Mas, no meu ponto de vista, que coincide um pouco com o de Ghandi, os atos falam mais do que as palavras.

Já tive amigos, em épocas diferentes, em situações e realidades diferentes, que muito falaram e muito fizeram por mim e comigo. E lhes digo, que com certeza, lembro de muita coisa que dissemos, porém guardo mais facilmente as coisas que fizemos juntos: viagens, os momentos de alegria, de desespero, de cumplicidade. Palavras nem sempre são necessárias, um abraço ou a presença, em um aniversário ou em um momento triste, já diz tudo!

Você pode ligar para alguém, que não sejam seus pais ou seus avós, que vá te acudir, ou simplesmente te ouvir de madrugada? Se você respondeu positivamente, parabéns, no meu ver você tem um amigo. No momento estou orfão do meu amigo-irmão, de quem podia abusar dessa maneira.

Podemos conversar sobre tudo hoje em dia, a cultura está mais acessível, porém, existem conversas que somente amigo atura: falar 30 vezes do fora que levamos, ou da paquera que iniciamos. Sem falar do time de futebol do coração, da roupa nova, do novo corte de cabelo, etc.

Existem muitos modelos de amizades no mundo televisivo, para os mais antigos os amigos Juba, Lula e Zelma Scott, de Armação Ilimitada; os incontestáveis amigos de "Friends"; para os mais "teens" têm a turma de "Dawson's Creek" (que confesso assisti a todos os episódios) e finalmente, as amigas de "Sex & The City". Mesmo com suas particularidades, todos viveram situações e dilemas que partilhamos ou partilharemos com nossos amigos.

No Aurélio, temos que amizade é o "sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual". Apesar de não falar da fidelidade como um substantivo, mas sim como um adjetivo do sentimento, muito me agrada a idéia de um amigo como alguém que possa estar ao meu lado, principalmente para chamar minha atenção ou corrigir algo que esteja fazendo errado.

Em suma, um amigo é algo que cresce, não se compra pronto, nasce de uma empatia, leva tempo e muitos atos para se solidificar, e nesse caminho tomado pelo tempo, ocorrem também tropeços, brigas, mas principalmente há conhecimento.

Identifico um amigo, como aquele que realmente me conhece e me aceita.

4 comentários:

Liz / Falando de tudo! disse...

Nao, sei se você vai gostar, ou se identificar com o meu cantinho, mas eu vim te fazer uma visitinha, quem sabe você não me faz uma também?
Qualquer coisa eu volto e te faço uma visitona, ok?!
Sucesso

Alexandre Lucas disse...

Os amigos gostam da gente exatamente como somos :)

Anônimo disse...

¿Amigo? Creo que para identificar un amigo necesitamos una buena definición de la palabra AMIGO:
Amigo se parte en:
1. un amigo
2. buen amigo
3. amigo íntimo

UU AMIGO es gente conocida, pueden ser compañeros de trabajo, de la escuela, de la universidad. Gente que vemos de vez en cuando y con la que charlamos un rato.

UN BUEN amigo ya es más que sólo un amigo. Ya se conocen por más tiempo y más profundo. Con un buen amigo pasamos buenos momentos, salimos al cine o al teatro, compartimos tiempo libre y tenemos conversaciones interesantes y divertidas.

EL AMIGO ÍNTIMO es el máximo de la amistad. En general se conocen por muchos tiempo, años. Una amistad profunda, íntima no nace en sólo una día. A este amigo tenemos mucha confianza, le contamos casi todo de la vida intima y privada. Amigos íntimos nunca se puede tener muchos, pueden ser uno o dos o máximo 3. Este amigo nos acompaña a todo la vida en malos y en buenos tiempos. Se vive los altibajos juntos.

Ahora la pregunta: ¿Cómo se identifica un amigo?

Yo creo, un amigo, cualquier de los 3 tipos que hay, se reconoce en su presencia, respondindo tus preguntas, palabras, cartas etc..
Un amigo no se busca, se encuentra y luego ya no hace falta identificarlo sino darse cuenta de la amistad que necesita cuido como ningúna otra cosa.

¡Amistad es dar y tomar!

Senhor Pé disse...

eu sou do tipo de pessoa ques e envolve demais com as pessoas.
creio que amizades são feitas de pedacinhos... pedacinhos de tempos com que passamos com nossos amigos.
bom, mas a vida nos proporciona encontrar pessoas especiais e até pessoas que conseguimos nos surpreender!
tenho amigos e amigos... mas não sei se essas pessoas realmente se importam cmg!
é assim a vida!


passei aqui viu?!

deu uma vontade de criar um p mim...
kkkkkkk
mas todas ás vezes que eu crio, com 3 dias eu excluo!
lol

Túlio Muniz