Frase da Semana

"A MINHA FELICIDADE DEPENDE DA QUALIDADE DOS MEUS PENSAMENTOS"





quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

MEDIOCRIDADE

Sempre vi essa palavra como sendo um termo muito pejorativo, pois uma pessoa medíocre era aquela que estava abaixo das qualidades necessárias para ser uma pessoa decente. Isso mesmo, sempre liguei mediocridade com decência. Mas a mediocridade está realmente no fato de não ser nem bom, nem mau, estar no meio, e na pior das hipóteses, ser vulgar. Isto tudo dito pelo Aurélio.

Desta forma, ser medíocre não parece ser uma das piores coisas da vida!

Mas para mim, a mediocridade ainda pesa muito, pois ao auto denominar me mediocre estarei, comparando-me negativamente a algo que queria chegar perto e não consigo por mais que tente.

Por exemplo, ao comparar me àqueles que inventaram alguma coisa, lutaram e conseguiram alcançar posições, postos e poder. Sinto me ridicularmente medíocre em relação à elas. Tudo bem, vamos dizer que intelecto, oportunidades e sorte, não foram e nem serão definidos por mim. Mas... e quando falamos de sentimentos, isso mesmo, de inveja, de ciúmes, de intolerância?

Hoje estou num dia em que invejo aquelas pessoas que, conseguem superar seus medos, conseguem entender que a vida e as pessoas não foram feitas para nos agradar e que elas, tanto a vida quanto as pessoas têm todo o direito de seguir um caminho, que não é o que planejaram. Para "consertar-me" teria que aceitar as diversidades sem reclamar, ou me sentir traído, pois com certeza se fui traído, deve ter sido por mim mesmo! Mas ai vem o medo de me despojar dos meus "sentimentos" e acabar me sentindo condescendente demais ou "Poliana" demais.

Recebi um email, contendo um video, onde uma pessoa, supostamente chamada Nicki, que sofre de atrofia dos membros inferiores (pernas) e dos superiores (braço), na realidade ele tem os pés, mas não tem as pernas, e sequer tem os braços. Pois bem, o email veio com a seguinte mensagem: e você reclama da vida? Claro que entendi todo o contexto da história, uma história de superação dos limites impostos pela deficiência física. Isso não é novidade e também não me surpreende, existe até um rapaz mendigando, pelas ruas do Rio, sobre um skate, com as mesmas limitações. Mas no video do Nicki, ele mora numa casa toooda equipada, com computadores, puxadores e torneiras adaptadas à ele, tem até um carrinho elétrico ou mecânico, não sei, no qual ele faz os percursos. Pois bem, onde está minha mediocridade nisto? Está no fato de que achei que para o Nicki superar seus problemas não foi tão difícil assim. Vendo o cenário, imagino o apoio que o mesmo deva ter tido. Pensei no jovem do skate e achei que ele deveria estar no lugar do Nicki, pois sua capacidade de superação, foi bem maior, por conta também de sua situação de pobreza. Me sinto menos nobre, pensando desse jeito, ai está minha mediocridade.

Tem mais! Depois de ver o email do Nicki, recebi um email com o seguinte título: imagine de quem é essa mansão? E nele, uma sequência de fotos fenomenais de um palácio. Indescritível tanta opulência e tanto luxo. E ao final, a resposta como sendo do Bispo Edir Macedo. Não sei como ele conseguiu tudo aquilo, aproveitando da fragilidade de muitos, fazendo conchavos aqui e ali, sei lá. Mas... o cara teve cérebro, sorte e opotunidade. Mais um ponto para minha mediocridade.

Sei que, como todas as noites, vou colocar minha cabecinha no travesseiro e dormir com a consciência tranquila de não ter feito nada de mal a ninguém, mas preocupado com as contas a serem pagas, como IPTU, IPVA, cartão de crédito, seguro do carro, etc. Ou seja, vou dormir bem, mas bastante desapontado, por não ser "bom" o suficiente.

Nenhum comentário: