Frase da Semana

"A MINHA FELICIDADE DEPENDE DA QUALIDADE DOS MEUS PENSAMENTOS"





quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

A VIDA TEM SENTIDO?

Bem... para responder isso, teria primeiro que entender o que chamo de sentido ou lógica.

Vamos dizer que "é certo que se eu estudo, consigo passar de ano" , no entanto ao fnal de um período tenho como resultado o "não passei". Qualquer um vai dizer, ah, então você "não estudou"! Se isso fosse totalmente verdade, estaríamos nos deparando com uma questão de lógica pura, onde causa e efeito são compreensíveis a qualquer ser humano.

Mas a vida não é assim, às vezes estudamos e não conseguimos passar, ou pior às vezes não estudamos e conseguimos passar! Diversos fatores influenciam os acontecimentos de nosso cotidiano. Sem contar nossas próprias características.

Um homem saudável e com condições mínimas de sobrevivência irá, com certeza, se destacar no lugar de um outro não tão saudável? Certo? Errado! Quantas pessoas bem "apessoadas", com um grau de discernimento e saúde a gente vê errante por ai, e quantos "zé manés" a gente vê se dando bem? Não precisa ir muito longe, olhe no campo da política, quantos físicos, matemáticos, quimícos, historiadores, linguistas, pós graduados ou mestrandos encontramos neste palco? E quantos iletrados e sem uma formação mínima de civilidade e civismo, estão nos governando?

Mas não quero falar de política, sei que a fazemos todos os dias, mas a política no bom sentido. A de cumprimentar, a de dialogar. Essa posso discorrer um pouco, mas em outra hora.

Em algum lugar, li uma vez que "a vida é feita de escolhas e oportunidades". Como gosto de frases de efeito, essa caiu como uma luva, a uso sempre, principalmente junto com meus alunos. Digo a eles para estarem sempre atentos, pois nem sempre as duas acontecem juntas, às vezes temos a oportunidade mas não fazemos a escolha, e às vezes escolhemos, mas nos falta oportunidade para seguir adiante. O casamento das duas é algo perfeito, como um eclipse solar, raro, bonito e que tem que ser realmente visto.

Grandes homens, que sabiam o que escolher, não deram certo porque não tiveram a oportunidade de aplicar seus conhecimentos, em contrapartida, quantos outros embarcaram numa canoa oportuna?

Um grande amigo, talvez a pessoa próxima, mais inteligente que conheci. Falava alemão, inglês e francês, além do corretíssimo português. Graduou-se em psicologia, tocava piano, tinha uma retórica perfeita, uma oratória agradável e conversava sobre os mais diversos assuntos. Saiu do cenário da vida, tão simples quanto veio. Se teve oportunidades, não soube abraçá-las e com certeza fez algumas escolhas não muito felizes. No dia do seu funeral, eu tinha ali na minha frente um exemplo da falta de sentido da vida.

Existem momentos em que acredito ter sido vencido pela circunstâncias, e ai acontece uma reviravolta, em outros momentos, realmente fui completamente derrotado por elas.

É o Monty Phyton que tem um filme chamado "O Sentido da Vida"? Se for preciso assisti-lo.

Nenhum comentário: