Frase da Semana

"A MINHA FELICIDADE DEPENDE DA QUALIDADE DOS MEUS PENSAMENTOS"





segunda-feira, 21 de abril de 2008

NEGUINHA


Conheci Monteiro Lobato, como toda criança, através do Sítio do Picapau Amarelo, não vou confessar que com Zilka Salaberri no papel de D. Benta, senão vão pensar que sou velho, risos! Porém, há um bom tempo, lendo uma compilação dos 100 Melhores Contos Brasileiros, deparei com outro Monteiro Lobato, e me assustei. Sim, sabe quando você vê aquele velhinho bondoso, que distribuia doces e contava histórias dos Ursinhos Carinhosos, para a criançada, de repente soltar um palavrão! Senti-me assim.

Mas foi um susto momentâneo, que só comprovou o que já sabia: que o cara foi bom! Não no sentido bondade, caridade, mas no sentido "puta escritor". Quem não teve chance, vá a uma dessas livrarias enormes e sofisticadas, onde tem poltronas confortáveis para se folhear possiveis novas aquisições, e pegue o livro, perca, melhor, ganhe alguns minutos lendo o conto "Neguinha".

Existe uma mensagem pungente nele, não tem nada haver com história infantil, é coisa de adulto mesmo! Notei depois do que li, que devemos ter cuidado com aquilo que presenteamos aos outros, porque podemos dar a eles, algo que, antes, eles nunca sentiram falta, mas que ao perder podem morrer por isso.

Numa dessas conversas de bar, onde um amigo, me ensinava a tomar cerveja, chegamos a seguinte conclusão, depois de vários copos: o que leva uma pessoa à loucura não é falta de informação, mas o excesso dela e a incapacidade de lidar com o que se adquiriu. Bebi demais?

"Marmelada de banana, bananada de goiaba, goiabada de marmelo(...)" . O resto, quem foi da época sabe!

Beijos.

Um comentário:

Ana Paula Cardoso disse...

uau! o senhor anda arrebetentando nos posts, hein?
vou correr paar ler "Neguinha"
bjs