Frase da Semana

"A MINHA FELICIDADE DEPENDE DA QUALIDADE DOS MEUS PENSAMENTOS"





domingo, 6 de abril de 2008

VERDADES ABSOLUTAS

Basta me conhecer ou ler o breve perfil ao lado, que irão saber que me formei em matemática, uma ciência dita exata, mas que leva o aluno ou leitor menos experiente aceitar a igualdade 0,999... = 9/9 = 1.
Ora, é visível, mesmo em microscópio eletrônico que 0,999999999.... nunca dará um inteiro. Por menor que seja o pedaço faltante, teremos algo incompleto. Mas o que é 0,000000000000001 do inteiro? Tão pouco que consideramos quase nada, assim dizemos, imprecisamente que um dia 0,999.... será igual a 1.

Pois bem, toda essa historinha acima serve para iniciar meu assunto, que de nada tem haver com a matemática, mas sim com as verdades, que cada um de nós, tem como absolutas, imutáveis e irrefutáveis. Tenho medo dessas verdades, e acho que a matemática também, por isso, permite o resultado acima.
Durante o tempo de nossas vidas, vamos aprendendo, ou melhor dando-nos conta de que coisas ou situações, antes ditas impossíveis podem acontecer, e que há diferentes personalidades e infinitas reações nos seres humanos. Nada exato e previsível.

Esta semana aconteceu um crime hediondo, uma menina, com o mesmo nome de uma das minhas sobrinhas, Isabella, e com a idade de uma outra sobrinha, 5 para 6 anos, foi arremessada por uma janela que possuia uma tela de proteção, que fora cortada. Pai e madrasta são os principais suspeitos e a mãe, que imaginava-se em estado de choque, gritando histericamente aos quatro ventos por justiça, está calma e atendendo ao telefone.
Um quadro estranhamente pintado, porém, não há verdade que possa ser usada e nem equação que explique toda a história, talvez nem o próprio assassino saiba fazê-lo.


Eu estou estarrecido, como quando soube que haviam arrastado o menino João, preso ao cinto de segurança do carro de sua mãe, como quando soube também que uma filha havia encomendado a morte de seus pais, inclusive, aberto a porta para os assassinos, e quem sabe, até assistido ao fato. Tento compreender esses acontecimentos, mas tenho minhas verdades, que com certeza não são absolutas, porque em pouco tempo ou muito tempo, posso mudar de idéia, mas que são meus pilares de sustentação.

Não me atrevo a julgar ou sentenciar levianamente ninguém, mas... é fogo!


Achar e prender culpados, não ameniza a dor, não ressuscita os mortos, somente identifica-os. Mas, mal sabem eles, que não foram só os pais, os Joãos, as Isabellas que morreram, seus crimes, se estendem a mim, a nós, pessoas que se assustam a cada dia que passa com seus "semelhantes" e vêem morrer um pouco da fé no outro.

Se bem que 0,9999... para mim nunca será igual a 1.

Nenhum comentário: